A Patrone foi fundada em 1913 por um imigrante Português, na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Lapa. Em 1946 foi transferida para a cidade de Petrópolis em busca do ar puro da montanha e o clima adequado à fabricação de chocolates e seus derivado, onde está até os dias de hoje, na  Rua Coronel Veiga, 1349.

Iniciou suas atividades em Petrópolis com 145 funcionários. Nesta época o chocolate era preparado com o cacau bruto (vindo da Bahia) e misturado com o açúcar e o leite, sendo todo o maquinário importado da Alemanha e Inglaterra. A antiga fábrica no Rio passa a ser  o depósito. 

Em sua linha de fabricação estão os tradicionais bombons de fruta com licor ou os bombons de licores finos, os de cereja, marshmallown, nozes, castanhas, brigadeiro,

bem como caramelos  nata, balas de frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), as de amendoim, mel e as de leite recheadas, barra mágica, língua de gato, chocolates recheados, barras de chocolate, produtos DIET e ovos de Páscoa de tamanhos variados. 

Curiosamente, a Patrone foi a pioneira na fabricação de ovos de Páscoa. Em 1922 o proprietário viajou até a França e trouxe as primeiras formas, dando início a tradição de Ovos de Chocolate como presente de Páscoa, onde até hoje são usadas as mesmas formas originais em sua fábrica.

Hoje conta com amplas instalações, estacionamento próprio e ao lado da fábrica encontra-se o depósito – transferido em 1975. Os produtos Patrone também podem ser encontrados no varejo, bem como vários produtos de Petrópolis. Todos os visitantes recebem bombons para provar o sabor tradicional do chocolate.